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Luz EPC acesa? E agora?

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Hoje chegou uma cliente na Meu Mecânico, de-ses-pe-ra-da. Ela tem um gol e quando essa luz acendeu, a preocupação deixou -a muito preocupada. Por isso, resolvi fazer este post. Vamos lá?

Se você tem um Gol geração 3 ou 4, provavelmente já deve ter tido muita dor de cabeça quando a luz EPC acendeu no painel. Tudo começa apenas com a luz acesa, e o carro funcionando normalmente, depois, o veículo começa a perder potência, em alguns casos o veículo pode até parar. Por uma tremenda coincidência é comum ouvir relatos de que a luz se apagou justamente quando o carro chegou na oficina. Mesmo assim o problema ainda está lá.

A luz EPC é uma luz espiã do sistema de ignição do veículo, a sigla significa Electronic Power Control. Como todo o sistema de injeção e ignição estão interligados a rede elétrica do veículo, ou seja, o módulos do veículo compartilham dados, a chamada Rede CAN, e muitas vezes pequenas falhas como uma luz queimada pode interferir no sistema de ignição do motor.

Existem diversas falhas relatadas ao sintoma da luz EPC acesa, podendo ser um simples luz queimada, passando por cabos de vela com vazamento até a fiação elétrica do veículo. Por se tratar de um problema intermitente, é comum que alguns reparadores troquem dezenas de peças como velas, cabos de vela, bobina, sensores diversos(!), corpo de borboleta (pois em alguns casos o veículo fica oscilando a aceleração) . Com isso o orçamento fica tremendamente dispendioso, não resolve o problema e a “bendita”  luz EPC acende quando o veículo saí da oficina. Simplesmente frustrante!

Novamente temos o veículo na oficina, e ao verifica com o scanner a ECU, encontramos a memória de avaria abarrotada de códigos de falha, alguns sem nenhuma lógica com o problema. E por isso muitas oficinas não conseguem resolver o tal problema que é muito comum na linha Volkswagen, mas que deve ser diagnosticado com cautela.

Minha dia é: Leve o seu carro o quanto antes para uma boa oficina, indico a Meu Mecânico, e peça para passar o aparelho de Scanner, dê tempo ao mecânico analisar seu veículo….2 dias, tá ótimo para solucionar o problema.

Dica da Agda…..e bjim dela também!



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