Ir para o site da Meu Mecânico

Revisão do carro

1

Certamente você já ouviu falar que ter um carro é a mesma coisa de ter um filho. E digo que é mais ou menos por ai. Pois a partir do momento que você adquire um carro, a preocupação com manutenção, revisão, barulho, desgaste de peças, seguro, combustível, vai ser constante. 
A Revisão de um carro tem um período a ser seguido, normalmente, os fabricantes, pedem que seja de 6 em 6 meses ou a cada 10.000 km (o que acontecer primeiro), pode garantir muito mais do que apenas uma consciência limpa: é uma das formas mais precisas de se evitar desastres no trânsito, principalmente nas estradas. Essa revisão periódica pode ser comparada com as idas ao médico: são importantes para diagnósticos presentes e futuros na intenção de evitar problemas e dor de cabeça.

Não importa se quem vai fazer a revisão do seu carro, se é a concessionária ou numa oficina da sua confiança,  uma vez que o importante, mesmo, é que essa revisão seja bem feita. Na Meu Mecânico respeitamos o período de revisão de um semestre para o outro e garantimos vários serviços dentro do prazo de garantia do veículo, que pode se tornar bem econômico ao proprietário. O que o dono do veículo deve ter em mente é que não é bom (e nem barato) deixar para revisar o carro só quando ele apresentar algum defeito, já que muito gasto pode ser evitado quando algo errado é descoberto a tempo.

Respeito às leis do trânsito, ter informações atualizadas sobre as condições das rodovias, além de tomar cuidado com o transporte da família e dos bichinhos de estimação são recomendações úteis para não comprometer o tão esperado descanso, se for o caso de uma viagem.

Por falando em viagem, a revisão deve ser mais detalhada ainda,  verificar os sistemas de direção, suspensão e frenagem. Certifique-se de que os pneus, inclusive o estepe, estão em condições de uso e calibrados. É importante ainda fazer o alinhamento e o balanceamento, além de conferir o estado de amortecedores, molas, bandeja e buchas. Há! Não esqueça de checar pastilhas, lonas, discos e níveis do fluído de freio.

Também é importante manter o sistema de iluminação em perfeito estado, verifique todas as lâmpadas do seu veículo. Engate a ré, ligue os piscas e confira o alinhamento dos faróis, pois estes desalinhado, pode te trazer transtornos case precise usar em uma via totalmente escura.

Verificar a bobina, velas, cabos de ignição, filtros e o nível dos lubrificantes. O óleo do motor deve ser checado pela manhã, com o carro ainda frio. No caso dos óleos de transmissão, direção e fluído de freios, a avaliação pode ocorrer mesmo que o veículo esteja quente.

O sistema de arrefecimento merece atenção especial. Verifique se o ponteiro da temperatura fica abaixo da faixa vermelha e se há vazamentos no radiador e mangueiras. Deve-se sempre usar uma solução de água e aditivo.

Em relação à visibilidade, não se deve usar detergente comum (de cozinha) no reservatório de água do limpador. É melhor optar por um produto específico para esse fim que, além de não desgastar a borracha, ajuda a diminuir seu atrito com o vidro.

Modesta parte, gostei muito desse post.

Bjim da Agda….e até a próxima.



Blog da Agda Oliver

pertence a Meu Mecânico

Copyright © Meu Mecânico 2010 - 2015