Ir para o site da Meu Mecânico

Manutenção preventiva: dicas essenciais para cuidar do seu automóvel

MMM (12)

Fique por dentro de 7 orientações de manutenção que você deve seguir para o seu carro durar mais tempo

Cuidar da manutenção preventiva do seu carro é um passo muito importante que todo proprietário deve seguir para aumentar a vida útil do veículo e fazê-lo parecer novo o tempo todo. Por isso, siga sempre o seu cronograma de manutenção e nunca o ignore ou o adie para que o seu automóvel esteja sempre atualizado com o melhor desempenho.

A manutenção preventiva é a melhor coisa que você pode fazer pela sua Hilux para aumentar a sua vida útil e economizar dinheiro em reparos. Estando por dentro da manutenção preventiva, você saberá momento certo de quando deverá trocar o óleo, verificar a pressão dos pneus, etc.

 

O melhor guia de manutenção preventiva que você pode obter é o manual do proprietário. No entanto, fornecemos aqui algumas dicas de manutenção para ajudar você a planejar o seu cronograma de forma mais independente.

 

1. Verifique o seu filtro de ar

 

Muitos problemas em carros usados são causados ​​por filtros de ar defeituosos ligados a eles e pelo desgaste causado por eles. Você deve ter os seus filtros trocados a cada 12 meses ou após 10 mil quilômetros rodados – o que ocorrer mais rápido.

Não ignore essa manutenção, pois ela causará problemas em seu ar condicionado e você respirará ar insalubre em seu carro.

 

Você também pode realizar a troca de filtro por conta própria, se preferir, em apenas 10 minutos. Fazendo você mesmo, você pode economizar a viagem para o mecânico e, claro, dinheiro. Aqui está como dá para fazer isso sozinho:

Em primeiro lugar, localize o seu filtro, que está situado no capô do carro. É uma caixa retangular preta, que tem clipes de metal dentro dela. Você pode vê-lo assim que você abrir o capô. Se você não encontrá-lo lá, verifique o manual do proprietário para obter assistência.

Após localizá-lo, remova o invólucro e veja como o filtro se encaixa dentro dele. É importante observar as direções do filtro. Anote as direções do filtro e remova-o.Após retirá-lo, insira o novo filtro da mesma forma, na mesma direção. Você vai ver que será perfeitamente encaixado ao tocar as bordas.

Agora, feche os clipes de metal depois de terminar. Você também pode limpar os resíduos do seu novo filtro usando ar comprimido. Isso melhorará a vida útil do filtro e o fará durar mais tempo.

 

 

2. Inspecione regularmente os líquidos e a pressão dos pneus

 

Isso é algo que você não deve ignorar ou atrasar a qualquer custo. Eles são os principais componentes do seu carro e também têm o hábito de se desgastarem muito rapidamente. Você deve sempre prestar uma atenção extra aos seus pneus e fluidos. A tarefa de verificação demora apenas uns 10 minutos.

Tudo o que você precisa fazer é abrir o motor quando ele estiver frio e soltar a vareta do óleo. Limpe-o bem e volte a colocá-lo. Agora, quando você puxar, vai notar o óleo preso a ele. Dependendo do nível que o líquido preencher na vareta, você saberá quando trocar o óleo do motor.

Ao fazer isso, verifique também o nível do fluido da direção hidráulica e as mangueiras e correias quanto a sinais de desgaste. Depois de aquecer o seu carro, verifique também o nível do fluido da transmissão.

Agora, para os seus pneus, você pode verificar a pressão usando um medidor e garantir que ele proporcione a pressão correta para todos os pneus. Faça isso a cada duas semanas para evitar maiores desgastes a eles.

 

3. Verifique a sua bateria

Muitos de nós já enfrentamos algum tipo de situação em que tivemos que ficar parados no meio da rua por falta de bateria. Não é uma situação bonita, né?

Para evitar isso, nunca ignore os sinais de bateria fraca e sempre verifique-a regularmente. Cheque se há vazamentos ou qualquer acúmulo de minerais ao redor. Limpe-a com um pincel de limpeza de bateria e faça isso sempre que necessário.

 

4. Troque as suas velas de ignição

Se você perceber que o motor do seu Chevrolet Cobalt não está funcionando de forma eficiente, o motivo provavelmente são as velas de ignição. Se não forem verificadas, elas se desgastam facilmente e serão cobertas em um acúmulo.

Verifique-as e as substitua, se necessário. Elas geralmente duram 10 mil quilômetros ou até um ano. Para tirar essa dúvida, consulte o manual do proprietário para obter uma ideia precisa, pois ele foi elaborado especificamente para o seu carro e fornece as melhores orientações para você.

 

5. Limpe os seus para-brisas e substitua os limpadores

O para-brisa pode revelar-se em um monte de problemas se não for limpado regularmente, podendo inclusive causar acidentes também. É muito importante para o motorista obter a visão perfeita e clara da estrada para uma condução segura. Se você não limpar a sujeira, ela se acumulará e poderá prejudicar a qualidade do vidro.

Se a estação da chuva estiver chegando, verifique os limpadores do seu Chevrolet Cobalte troque-os sempre que necessário. Usar limpadores danificados pode causar arranhões no vidro e obstruir a sua visão, o que levará à necessidade futura da substituição total do para-brisa.

 

6. Verifique os seus freios

Você provavelmente já deve ter visto algum filme com cenas em que os freios de carros usados falham e fazem com que o condutor sofra graves acidentes. Por favor, não faça dessa a sua realidade, pois é uma situação muito complicada e arriscada. Se o seu sistema de freios for eficiente, o seu carro será muito mais jovem e durará mais.

Verificar os freios periodicamente também garante uma condução segura para os passageiros no carro e para as pessoas à sua volta. Para tornar o sistema de freio mais durável, você deve substituí-lo completamente a cada dois anos.

 

7. Mantenha o seu carro coberto

Isto pode parecer uma dica muito boba, mas tem um grande impacto na manutenção do seu carro. Mantê-lo fora do alcance da luz solar ajuda o material externo e a tinta a ficarem mais fortes.

Isso fará com que a sua Hilux, por exemplo, pareça elegante e nova por um maior período de tempo. Portanto, cubra o seu carro quando não estiver em uso e tente mantê-lo em sua garagem sempre que puder.

Curtiu o post? Então compartilhe-o nas redes sociais com os motoristas que conhece!

 

Bjinho da Agda



Blog da Agda Oliver

pertence a Meu Mecânico

Copyright © Meu Mecânico 2010 - 2015