Ir para o site da Meu Mecânico

Minha experiência em carregar a Tocha Olímpica!

03-05eulinda

Oi Genteeeeeee, quanto tempo eu não venho por aqui! Nossa, muita correria nesses últimos 365 dias:

Terminando 2 pós graduação, sem ajudante em casa, com o filhote na escola, no inglês, mamãe tirando carteira de motorista (anrhan! Minha mãe tem 65 anos e agora está tirando a carteira de motorista). Uffa! Muita tarefa para pouca Agda!

Mas o meu motivo hoje, é outro! Vim falar da Tocha Olímpica Rio 2016.

Gente! Carreguei a tocha para fazer o revezamento da pira olímpica em 03/05/2016. estava previsto para ser as 19:16  hs, mas com atraso, fui carregar era 21:03 hs, demorou muito, mas eu não tinha pressa nenhuma, poderia vir até as 6 hs da manhã que eu estaria com certeza, muito animada!

03-05quipeleilavoley03-05equipecomboio2

É uma sensação indescritível, um sentimento de poder transmitir algo bom para o mundo inteiro. Sensação única de levar a paz e a união. Receber a pira olímpica e correr com ela, com o mundo inteiro focado em você, dá a sensação de pessoa mais importante do mundo, é delicioso. Quando eu desci do comboio, que vi meus familiares, amigos e desconhecidos, gritando meu nome, tirando fotos, filmando, correndo para estar mais perto de mim (eu acho que era de mim, ou será que era para ficar perto da tocha?), gente! Não tem como descrever (apesar de estar descrevendo aqui né?). E daí, acontece aquele momento em que sua família tira foto com você e posta nas redes sociais, mostrando para todos que ‘a pessoa aqui’ estava carregando a tocha e é parente dele! É vida de artista mesmo! Tô muito metida!

E logo depois de tanto glamour, vem alguém da organização e diz que a chama está chegando, para eu me preparar (pisquei e a chama chegou). E então aconteceu o “beijo da chama” que é quando as tochas se encontram e o fogo passa de uma tocha para para outra.

Meu Deus!

Chorei!

03-0503-05b

Porque esse momento foi o mais lindo de todos. Lembrei do meu pai que faleceu em 2008 e que tinha um orgulho “danado” de mim. Lembrei de quado eu tinha entre 7 e 9 anos de idade e estava acontecendo uma olimpíadas em algum país e meu pai todo calmo tentando me explicar sobre o fogo, a tocha e a simbologia. A tocha Olímpica é o símbolo utilizado para representar a lenda de Prometeu, que na antiguidade, os gregos consideravam o fogo como um elemento sagrado e por isso era comum que templos mantivessem tochas acesas durante a celebração dos Jogos Olímpicos. E essa chama é transportada de Olímpia, na Grécia, até a cidade-sede dos jogos. Atletas e não atletas são escolhidos por uma comissão para serem os responsáveis por transportar a chama sem apagá-la até o local de abertura das Olimpíadas. Através de um eficiente sistema de revezamento a Chama Olímpica é mantida acesa por vários meses, até chegar ao seu destino final, para enfim ser apagada durante a cerimônia de encerramento dos jogos. Normalmente, o nome do último portador da chama é mantido em segredo e quase sempre se trata de um esportista importante  do país anfitrião, que no nosso caso é o Brasil. (eu aposto no Pelé e vocês?).

03-05gabriel03-05moreco03-05g03-05muitoamor

 

Eu fui selecionada pela Nissan para ter esse sonho que aconteceu depois do convite. O que tenho a dizer: Carregar a Tocha é como dirigir um Nissan, você tem vontade de levar para casa! Obrigada Nissan!

Ah! A tocha é produzida com alumínio reciclado e resina, e acabamento acetinado – pesa entre 1kg e 1,5kg. Ela tem uma mecanismo que faz aumentar de tamanho quando acesa, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm de altura quando aberta. O modelo do objeto é definido por três palavras, movimento, inovação e brasilidade, e conta com cores e elementos que ilustram o céu, as montanha, o mar e o chão, este último representado pelo calçadão de Copacabana.

Fontehttp://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-tocha-olimpica-nunca-apaga.html

Bjinho da Agda

 



Blog da Agda Oliver

pertence a Meu Mecânico

Copyright © Meu Mecânico 2010 - 2015