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Sistema de arrefecimento

sistema de arrefecimento

Você está dirigindo e, de repente, observa no painel do carro que a temperatura do motor está subindo.
O que fazer nesse momento?

Os especialistas recomendam que estacionemos o veículo, aguardando que o motor esfrie, pois ao que tudo indica ele está sofrendo um processo de superaquecimento.

A falta de manutenção do veículo é apontada como uma das principais causas do superaquecimento do motor. Além disso, vivemos em um país tropical, onde os índices de calor são elevadíssimos. Seja no inverno ou no verão, o calor excessivo também pode gerar prejuízos na parte interna do seu veículo.

Para evitar que os componentes do seu carro fiquem danificados, fique ligado em algumas dicas que explicam o problema do superaquecimento dos motores de combustão. Em dias de altas temperaturas, redobre os cuidados com o seu automóvel.

Motores superaquecidos

Hoje, vamos falar sobre a função da bomba de água, que atua diretamente para evitar esse problema do superaquecimento do motor.  A bomba de água é um componente que atua no sistema de arrefecimento de motores à combustão interna. Esse sistema resfria o motor do carro e evita o superaquecimento.

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Para isso, utiliza água, bem como o aditivo de radiador que torna esse precioso líquido ainda mais adequado para exercer sua função, que é a de retirar o calor interno do motor.

Sem a água, o motor teria a sua refrigeração comprometida, ou sequer permitiria que ela existisse.

Mas, atenção! A água não é uma peça e sim um componente, de extrema importância para sistema de arrefecimento. Quando o aditivo é acrescentado à água é formada uma mistura chamada de líquido de arrefecimento.

E a bomba de água, nosso objetivo com este artigo?

Ela tem como principal objetivo gerar fluxo e fazer circular o líquido de arrefecimento pelo motor, bloco e cabeçote. É a bomba de água quem também permite que o radiador seja atingido, quando ocorre a troca de calor com o ar externo.

É o próprio motor quem aciona a bomba de água, por meio de uma correia.

Como funciona a Bomba d’água

Componentes
Qualquer veículo possui um motor que, inevitavelmente, gera uma quantidade elevada de calor, que precisa ser expulso sob o risco de gerar superaquecimentos. São os componentes da bomba de água que auxiliam e trabalham para que o sistema de arrefecimento mantenha estável a temperatura do motor. Conheça cada um desses componentes:

Cubo: também conhecido por flange, esse componente fica prensado no eixo do rolamento. Nesse local, será parafusada a polia (“V”, multi “V”, lisa). Elas fazem a transmissão de movimento através da correia, que também fica acoplada ao motor. Em algumas situações a polia vem acoplada à bomba.

Rolamento: transmite o movimento do cubo para o rotor. É quem permite a circulação do líquido. Geralmente, são apresentados como modelo esfera/esfera e esfera/rolete.

Carcaça: é a peça de suporte dos componentes da bomba, principalmente do rolamento e selo mecânico, que funcionam acoplados. É a carcaça que também permite a fixação da bomba no bloco do motor. Tem composição, na maioria das vezes, de alumínio ou ferro fundido.

Selo mecânico: tem como objetivo principal a vedação da bomba. Alguns fabricantes utilizam modernos sistemas de vedação, que consistem no atrito entre o grafite e a cerâmica. Especialistas discutem que essa composição aumenta a vida útil da bomba.

Rotor: é responsável por fazer a circulação do liquido, distribuindo-a para todo o motor.

Na prática
A bomba de água, geralmente, fica acoplada à parte central do motor. Essa conexão é viabilizada porque dentro da carcaça da bomba há uma turbina que é conectada por um eixo à polia externa.

Toda essa engrenagem é acionada por uma correia, na maioria das vezes em formato “V”, que faz com que a turbina produza o fluxo do líquido de arrefecimento dentro do sistema. Nesse local, temos o coração do sistema de arrefecimento de um motor de combustão interna.

Se a bomba de água não funcionar, ocorre a interrupção do fluxo do líquido de arrefecimento. Essa falha pode comprometer todo o funcionamento do sistema e colocar em risco a durabilidade do próprio motor.

Se o líquido de arrefecimento não circular por dentro do motor, também não será resfriado no radiador, o que pode gerar um superaquecimento.

Nesse sentido, o condutor deve redobrar a atenção e ficar alerta para riscos vazamentos, ruídos e as próprias condições da correia de acionamento da bomba de água.

O líquido que sai da bomba passa inicialmente pelo bloco do motor, seguindo pelo cabeçote, radiador e, por fim, volta para a bomba. Já existem motores mais sofisticados em que o fluxo é iniciado pelo cabeçote, a parte mais quente, e só depois continua pelo bloco.

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Limpeza: todo o circuito por onde circula o líquido de arrefecimento deve ser devidamente limpado. Nesse momento, a válvula termostática precisa permanecer aberta.

Ventilador e correia: são dois importantes componentes que atuam no acionamento da bomba de água. Por isso, devem ser verificados para que estejam em perfeito estado de conservação.

Áreas de contato: precisam estar limpas e sem impurezas antes da montagem da bomba.

Outra dica importante é quanto ao uso de juntas novas, sempre evitando o uso de cola. Verifique todas as recomendações de montagem que acompanham o produto e, após a troca, confirme se não há vazamentos.

Cuidados necessários

Alguns cuidados são importantes na hora de fazer a manutenção preventiva da bomba de água. Portanto, confira e siga as dicas.

1- Semanalmente, verifique o nível do líquido de arrefecimento com o motor frio.
2- O fabricante do veículo sempre recomenda um líquido de arrefecimento específico para cada carro. Além disso, também define a proporção correta a ser utilizada.
3- O reservatório do radiador nunca deve ser completado com água pura. Esse tipo de procedimento faz com que ocorra diluição da concentração do aditivo (etileno-glicol) e gera prejuízos à eficiência do sistema.
4- Se você observar alguma diminuição do nível do líquido de arrefecimento, confirme imediatamente se há algum vazamento no sistema.
5- A manutenção da bomba deve ser feita sempre com o motor frio, para que não ocorram queimaduras ou acidentes durante o processo.
6- Se verificado excesso de temperatura, estacione o carro em local seguro e desligue o motor o quanto antes.
7- Faça, rotineiramente, um check up da tensão e do estado da correia responsável pelo acionamento da bomba. Tais orientações constam no manual do veículo.
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Alguns sinais servem de alerta quando ocorre algum tipo de problema neste dispositivo. Fique por dentro!

Quilometragem: a vida útil da bomba de água não é muito longa. Por ser um item relativamente barato, a melhor decisão quando identificada a necessidade é a troca. Alguns especialistas recomendam que é conveniente trocá-la após o veículo atingir os 40 mil quilômetros. Trata-se de uma troca preventiva. A quilometragem não é uma regra, mas serve de parâmetro para quando você estiver com o carro no conserto. Nunca é demais agir preventivamente e pedir ao mecânico que realize a substituição.

Temperatura: a maioria dos usuários percebe o momento da troca quando observa defeitos no medidor da temperatura. Geralmente, ela passa a marcar níveis mais elevados do que o normal. Nesse caso, deve-se ficar atento às oscilações e procurar ajuda especializada para confirma se o problema realmente está na bomba.

Goteiras: a perda de líquido também é um forte indicador de que está ocorrendo algum tipo de problema na bomba. Vale lembrar as goteiras da bomba só ocorrem quando o carro está em movimento. Portanto, se observar esse tipo de problema faça testes para confirmar se ela está gotejando quando o motor está em funcionamento. Você pode checar embaixo da zona onde a bomba fica localizada.

Óxido: você já deve ter observado um radiador enferrujado. Esse mesmo problema pode ocorrer com a bomba, pois a ferrugem é um dos grandes inimigos deste acessório. Ela pode, inclusive, estar destruindo todos os componentes da bomba.

Barulho: quando o motor está ligado, observe se há algum ruído quando você levanta o capô do veículo. Para isso, você precisa diferenciar o barulho habitual do motor do seu veículo e comparar se algum ruído anormal está associado a esse movimento.

Correia: a bomba também pode apresentar falhas por conta do desgaste das correias. Portanto, esteja sempre atento ao levar o seu veículo ao mecânico.

É importante destacar que nem todos esses indicadores podem revelar que o problema seja específico da bomba de água. Por isso, confirme qualquer dúvida com o mecânico.

Bjinhu da Agda

 



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