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Alinhamento

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Quando um veículo está sendo projetado, faz-se necessário estabelecer um conjunto de regras que definam as medidas entre eixos e ângulos de inclinação das rodas o qual podemos denominar geometria da suspensão, mais conhecido como Alinhamento de Direção ou Rodas.

Para obtenção de um desempenho estável e confiabilidade na direção faz-se necessário manter-se as medidas fornecidas pelo fabricante, dentro de uma revisão preventiva que não exceda o limite e tempo de quilometragem, garantindo assim um perfeito contato do pneu com o solo, uma adequada distribuição de carga nas rodas, além de favorecer um trabalho suave das molas, amortecedores e propiciando melhor dirigibilidade e segurança.

O alinhamento das rodas permite optimizar a estabilidade de um automóvel, reduzindo o desgaste assimétrico do pneu e a possibilidade de perda de aderência ao piso da estrada. Para que entenda este procedimento, é fundamental conhecer os elementos que constituem o alinhamento das rodas do automóvel.

São eles: a convergência/divergência, o camber e o caster.

Convergência/divergência: As rodas frontais devem ser paralelas quando apontadas para a frente. Verifica-se que se obtêm melhores resultados quando as rodas se apresentam convergentes ou divergentes, pois a direção fica mais firme e não existe um maior desgaste nos pneus. O princípio da convergência é quanto o ajuste das rodas é mais fechado na extremidade dianteira que na traseira, como quer afunilando o veículo.

A divergência é quando as rodas têm um ângulo mais aberto na extremidade dianteira que na traseira, o que permite por exemplo curvar com mais segurança.

Caster:

O caster é o principal responsável pela estabilidade do seu automóvel. Quando o caster está desigual, isso faz com que uma roda esteja a puxar para um determinado lado, o que faz com que o automóvel em linha reta puxe para um dos lados da faixa de rodagem. Desta maneira, independentemente de ter uns bons pneus, os mesmos serão corroídos rapidamente, o que reduz a sua vida útil;

Camber ou cambagem

é o angulo de inclinação das rodas em relação à vertical. O camber é determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, e tanto pode ser positiva ou negativa.

  Camber Positivo: O desgaste será no ombro externo do pneu;

 Camber Negativo: O desgaste será no ombro interno do pneu;

 Camber Desigual: O veículo tende a “puxar para o lado da roda que estiver com o ajuste de camber mais positivo.

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