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Fidelize seus clientes

Social engineering concept

Boa parte do sucesso de uma empresa está no bom relacionamento que ela possui com o seu cliente. Muitos vendedores vendem e acreditam que sua obrigação está encerrada. Muito pelo contrário, é nesse momento que está começando o relacionamento.

O profissional de vendas precisa entender que o cliente gosta de ser bem atendido, admirado, compreendido e que o seu dinheiro não é o mais importante no momento da negociação.

Ao receber o cliente na sua empresa, ofereça um sorriso sincero, diga “Bom dia!”, passe entusiasmo, mostre alegria, demonstre satisfação e procure ouvir todos os seus relatos, para depois achar o produto que seja da sua satisfação. Nunca se esqueça de chamar o cliente pelo nome e se a memória for um pouco falha, anote e procure memorizar o mais rápido possível

Para o pós venda, mande um e-mail de agradecimento pela confiança,  ligue para saber se está satisfeito com o produto e nunca se esqueça de deixar a sua empresa viva na memória do cliente.

Ao longo de todo o processo de venda, entretanto, o mais importante é proporcionar uma experiência formidável para o cliente. A partir desse momento o empresário estará construindo um pós-venda de sucesso.

1.    Demonstre para o cliente que você está do seu lado — muitos vendedores, após realizarem a venda, não entram mais em contato com o cliente, pensam apenas na sua comissão e no fechamento das metas. Não deixe isso acontecer e mostre para o cliente que você está do seu lado e disposto a resolver todos os problemas que possam surgir no decorrer da relação.

2.    O que representa para o cliente um pós-venda bem feito? O cliente sente-se valorizado, reconhecido e confiante para adquirir, futuramente, novos produtos e serviços do seu vendedor. Ele percebe valor na relação e começa a indicar a empresa e o vendedor para seus amigos, colegas e parceiros. Você indicaria um vendedor que vende e depois desaparece?

3.    Mantenha contato e ganhe a fidelidade do cliente — Fazer contato após a venda é fundamental para conquistar novas vendas, mas também para causar uma boa impressão da sua imagem e da empresa. Com isso, é possível mostrar que ambos não estão focados apenas na venda, mas também na satisfação permanente do cliente.

4.    Seja um solucionador de problemas e o cliente irá virar seu fã — Quando o cliente compra o seu produto ou serviço e tudo corre bem, ele fica satisfeito, mas quando surge um problema, dúvida ou dificuldade que seja desconhecida por ele é que entra o papel do vendedor, mostrando que o problema passa também a ser seu e buscando todas as soluções possíveis. Quando surgir um problema, siga essas dicas: escute o cliente até o final, demonstre empatia, entendendo a sua preocupação e valorize o seu ponto-de-vista. Quando o problema for resolvido, o cliente não fica só satisfeito: ele passa a ficar encantado, gerando o processo tão esperado pelos vendedores, que é a fidelização do seu cliente.

5.     A diferença está na prestação de serviço — Quando tempo faz que você não liga para o cliente apenas para saber como ele está? Coloque, então, na sua agenda esta tarefa e ligue para todos seus clientes, aproxime-se deles, mande informações por e-mail sobre novos produtos, ligue para felicitá-lo na sua data de aniversário, mande um cartão de agradecimento pela confiança depositada no seu trabalho, faça visitas todos os meses aos seus atuais clientes, pesquise sobre o seu mercado de trabalho e leve informações inovadoras para ele, mostre-lhe que você respira e vende qualidade na prestação de serviços.

Fonte:  Pensando Grande 

Dica para Empreendedores

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