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Correia Dentada, conheça um pouco sobre ela.

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Vocês já ouviram falar em Correia Dentada? Pois é, um item muito importante para a vida do motor. Parece até que é um detalhe simples e que não tem tanta importância, mas pode ficar bem caro se não for observado.

A correia dentada tem que ser substituída a cada 50.000 km, isso se o seu carro já tiver rodado essa mesma quantidade de km. E se você não tem certeza que a correia dentada do seu carro não foi trocada, te aconselho a procurar a Meu Mecânico e fazer esse serviço o quanto antes. Uma ruptura da correia pode até fundir o motor.

A correia dentada como o próprio nome diz, possui dentes, que são responsáveis pelo sincronismo entre a parte de baixo do motor e a parte de cima, ou seja, entre o eixo principal e o comando de válvulas. Se o motor rodar sem a correia, seus componentes irão se chocar provocando grandes estragos.

Sua manutenção é barata, de acordo com o modelo do veículo, porém a sua quebra pode ocasionar um prejuízo muito grande ao proprietário, pois como ela sincroniza o movimento do motor, seu rompimento causa um trabalho irregular, isso ocasiona em empenamento das hastes do pistões e danos nos outros componentes que fazem parte desse processo.

Sua vida útil está associada ao modelo do veículo, então, é preciso seguir corretamente as instruções descritas no manual, mas normalmente, essa troca da correia se faz a cada 50.000km rodados ou 2 anos, respeitando, o que acontecer primeiro.

Quando for fazer essa manutenção da correia, automaticamente as partes envolventes, como tensionadores, polias e rolamentos auxiliares também devem ser substituída. Em um veículo nacional, 8v, VW, Fiat, GM essa revisão fica em torno de R$ 200,00 (incluindo peças e serviços mecânicos), porém se ela quebrar pode chegar até a R$ 2.500,00.

A sua principal função é levar movimento do motor ao comando de válvulas. O comando de válvulas,  serve para abrir e fechar as válvulas de admissão (momento em que o combustível entra na câmara de esplosão) e escape (após a “queima” do combustível), são liberados os gases resultantes da mesma. ou seja, a correia dentada serve para transferir e sincronizar o movimento do virabrequim com o eixo do comando de válvulas.

Até a próxima dica, meninas!
Bjinho da Agda

 



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